Amsterdam

Vou contar um pouco sobre a viagem que eu fiz para Amsterdam, que foi logo quando eu cheguei aqui na Europa, antes de começarem as aulas…

O post já está pronto a algum tempo mas eu ainda estava sem algumas fotos, mas como estou sem tempo para escrever um novo post sobre a minha viagem para a Itália (eu juro que escrevo em breve), resolvi publicar esse mesmo. Enjoy! =D

Google sobre Amsterdam: você quis dizer “libera geral?”

Decidimos viajar na semana antes de começarem as aulas. Pegamos um trem até Bruxelas e de lá pegamos o ônibus da Eurolines com destino a Amsterdam, ida e volta por 24 euros!

Foram aproximadamente 4 horas de viagem, o ruim é que os ônibus daqui não são muito de reclinarem não… #valeuUnida!

Nada mais Holandês né?

Quando se chega em um lugar que a gente não conhece, sempre dá aquele “medinho” de se perder, não achar os lugares, mas isso logo passa porque a Europa é um lugar onde as coisas funcionam! O transporte público sempre chega na hora marcada e a maioria dos lugares é seguro (dar uma de turista e abrir o mapa no meio da rua não é incomum). Aqui é o lugar certo para se aprender a fazer mochilão!

Nem sempre as pessoas vão ser educadas ao se pedir informações, mas as que são, são muito agradáveis e dispostas a ajudar.

O hostel que ficamos não era lá aquelas coisas não, principalmente em se tratando de limpeza… Mas era muito bem localizado, perto da Leidsplein, umas das principais regiões de Amsterdam.

Quando chegamos o tempo estava feio, frio e chuvoso (parecendo uma cidade chamada Juiz de Fora…). Estávamos com muita fome, então andamos pela cidade e fomos comer, depois de muita discussão, no Burguer King.

Meus companheiros de viagem foram: Pedro, Tati, Rafa e Gabi.

Fotógrafos!

Para saber mais sobre eles, dessa vez recomendo o Blog do Klayton: http://kinleuven.blogspot.be/2012/10/pedacinho-do-brasil.html

Já de noite, decidimos ir na famosa Red Light ver se o que a gente sempre escutou era verdade.

Fotos lá não são permitidas!

Como já sabemos, a prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas ‘zonas’ (da bum tss #piadinhainfame) designadas para ela.

Pelo menos para mim, estar ali foi meio surreal. As profissionais ficam mesmo em vitrines com roupas íntimas se vendendo, chamando pelos clientes. O que mais impressiona é que algumas são realmente muito bonitas (dica: ir na parte da noite, de dia a qualidade abaixa consideravelmente). Os programas variam em torno de 5o euros. A região, ao contrário do que muitos imaginam, não é marginalizada porque ela acabou virando um ponto turístico. Lá vemos crianças, famílias, idosos…

É bom compartilhar, que muitas das mulheres não estão lá porque elas querem, muitas estão lá por conta do tráfico de mulheres e estão lá quase que escravizadas.

Mas não são só as vitrines que tem por lá, existem também casas de show, cinema erótico, teatro para adultos do tipo “Live Sex Show” e até museu do sexo. É um pouco chocante para os mais conservadores…

Muitas lojas do tipo na região.

É de conhecimento geral também que o uso e compra das chamadas “soft drugs” (maconha, hashish e cogumelos alucinógenos) é legal para o uso pessoal. Essas drogas são vendidas legalmente em Cofeeshops (pessoas que vendem na rua são traficantes!). É importante saber que existem áreas na cidade que fumar é proibido. Mas se você vai para Amsterdam não adianta ficar reclamando que o cheiro de maconha vai estar presente nas ruas, parques, praças… A partir do próximo ano as leis vão mudar um pouco, para mais informações: http://travel.usatoday.com/destinations/dispatches/post/2011/12/dutch-delay-ban-on-pot-for-tourists-/586714/1

Muito comum também são lojas como a de baixo em que se vende vários produtos como pirulitos e cervejas. Agora quanto a legalidade de se levar esses produtos para outros países ou se eles realmente funcionam, eu não tive a curiosidade de saber não.

Nada de souvenirs!

Então, depois do tour pelo Red Light District voltamos para o Hostel na chuva, no frio e mais ou menos perdidos…

Mas brincadeiras de ‘libera geral’ a parte, Amsterdam é uma cidade encantadora. Toda cortada por canais, a cada canal, cada rua, cada ponto da cidade da vontade de tirar uma foto. E sendo uma capital, ela tem de tudo, contudo não é muito grande. Então, com um mapa e boa vontade você consegue conhecer bastante coisa.

Bicicletas e canais.

Bonequinhos mal educados em uma janela…

No segundo dia fomos a casa da Anne Frank, recomendo a todos fazer o passeio (9 euros bem gastos). Vale muito a pena! Eu conhecia um pouco da história da Anne Frank, mas até então a história não tinha me afetado muito até estar no lugar em que ela realmente aconteceu. Acho que todos nós que fomos ao passeio ficamos meio baqueados. Fotos lá dentro não são permitidas.

“Despite everything, I believe that people are really good at heart.”                       (Anne Frank)

Ao sairmos da Anne Frank o tempo melhorou, just in time para ir às tão famosas I Amsterdam Letters e tirar fotos!

O único problema é que lá fica um pouco difícil achar um espaçinho em meio a tantos turistas querendo tirar a foto mais criativa! Nada de fotos inovando demais da minha parte! #oldfashionwayrules

uhuL! =D

Essas letras ficam na região conhecida como Museumplein, lá que também está o Van Gogh Museum (Van Gogh era Holandês! Para saber o jeito certo de pronunciar o nome dele: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Nl-Vincent_van_Gogh.ogg), o Rijksmuseum e o Stedelijk Museum (ainda não aprendi como se fala o ‘ijk’ em Dutch).

Van Gogh Museum

Depois de passar muitas horas na praça do I Amsterdam Letters fomos dar um passeio no Vondelpark, que eles falam que é o Central Park de Amsterdam. Eu particularmente não achei nada demais não, mas também não andei o parque inteiro que é muuuito grande. Voltando para o hostel resolvemos comer costelas em um restaurante do tipo “all you can eat” por 9 euros! Mas o prato vem tão grande que duvido que alguém alguma vez pediu mais costelas!

Costelas! Dessa vez com o Mateuxx e os colegaxx do Rio!

No dia seguinte inventamos de ir aos moinhos! Pegamos o bondinho e chegamos em um lugar totalmente fail que não eram os verdadeiros moinhos! O tempo fechou e choveu a vida! O lugar que fomos na verdade era uma casa em forma de moinho e que não é aberto pra visitação e nem é bonito… Só então descobrimos, pela dona de uma café que tinha ao lado, que os verdadeiros moinhos demandavam uma pequena viagem pois eles não ficavam em Amsterdam. Como o tempo estava chovendo resolvemos ir para lá no dia seguinte.

Moinho fail!

Então eu, Tati e Pedro fomos ao Royal Palace. Um dos poucos palácios reais abertos para visitação! Muito bonito!

Royal Palace

Belo.

Chique né? #decoradopelabrunete

Depois da visita ao palácio eu e Pedro fomos a uma loja de departamentos chamada De Bijenkorf que só tem marcas famosas. Eu já estava acabada mesmo então resolvi ir na M.A.C, ganhar uma maquiagem de graça, comprar maquiagem boa e ainda por cima comer um chocolate Godiva! #bruneteaprova.

Foi então que cada um foi para um canto pois queria fazer coisas diferentes. De lá fui para a Heineken Experience. Não tem como ir para Amsterdam e não ir na Heineken e poder escrever o que você quiser na sua própria long neck né?! (6 euros da long neck + 15 da entrada #ouch!)

Mas vale a pena pois o passeio não é chato! É super interativo. Você aprende a beber cerveja, a servir chopp, no final tem vários joguinhos e um bar em que você “ganha” dois chopps. Fiquei feliz! No final você ainda podia fazer um passeio de barquinho para ganhar o brinde. #eunãosabia ¬¬

Heineken Experience.

Direto do Brasil!

Primeira Garrafa de Heineken.

De noite fomos a um restaurante italiano #elesestãoemtodolugar e em seguida voltamos para o hostel.

No último dia acordamos mais cedo do que queríamos e mais tarde do que deveríamos! Fizemos o check out e resolvemos ir a Zaanse Schans, os tais moinhos! O tempo estava ótimo, o lugar é lindo e tem cheiro de chocolate! Lá é uma vila em que os vários moinhos cercam o rio Zaan. Resultado: não conseguimos visitar a produção dos sapatos e nem a dos queijos pois só ficamos lá 30 min e voltamos correndo para não perder o ônibus para voltar pra casa! Foi logo aqui que todos os meus dispositivos para tirar fotos estavam descarregados… ¬¬

Confesso que já estava com saudade da minha pacata Leuven e da minha bicicleta!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Amsterdam

1. Rodolfo disse:

Só 50 euros? huahuaha. Quero ver mais aventuras!

2. Wagner Belo disse:

Muito bom!!!! Sigo acompanhando por aqui. No momento estou saindo de uma cidade no Mexico para voltar para o Brasil e tao logo chegue vou trabalhar no seu processo para a sua permanencia ai por mais 6 meses. Um abraco.